A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4988Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Coordenadoria Regional de Educação, Participação, Sistema Estadual de Avaliação ParticipativaResumo
O artigo é um recorte de pesquisa e analisa o processo da avaliação institucional em uma Coordenadoria Regional de Educação, buscando identificar a ocorrência, ou não, de mudanças durante e após a realização da avaliação diagnóstica instituída pelo Sistema Estadual de Avaliação Participativa, para a rede estadual de ensino gaúcha. As análises tiveram como fontes o banco de dados do sistema on-line da avaliação institucional, observação em formações realizadas para a implementação da política e entrevista com responsáveis pela elaboração do diagnóstico. Pode-se afirmar que, na instância analisada, os objetivos do sistema de avaliação e a dinâmica prevista para sua realização foram observados e mantidos, gerando conhecimentos e aprendizagens com potencial para qualificar as práticas institucionais.
Downloads
Referências
BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 725-751, out. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br/>. Acesso em: 31 jul. 2017.
BAUER, Adriana; SOUSA, Sandra Maria Zakia Lian; HORTA NETO, João Luiz; VALLE, Raquel da Cunha; PIMENTA, Cláudia Oliveira. Iniciativas de avaliação do ensino fundamental dos municípios brasileiros: mapeamento e tendências. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 71, out. 2017. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27553035010>. Acesso em: 13 jan. 2018.
BELLONI, Isaura. Avaliação institucional: um instrumento de democratização da educação. Linhas Críticas. Revista da Faculdade de Educação da UNB, Brasília, DF, v. 5, n. 9, p. 31-58, jul./dez. 1999.
BRASIL. Presidência da República. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ano CXXVI, n. 191-A, p. 1, 5 out. 1988.
BRASIL. Presidência da República. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB 4/2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, p. 824, 14 de julho de 2010.
DAL MORO, Selina Maria; BEDIN, Silvio Antonio. O prometido e o realizado: da construção à realização da constituinte escolar. In: SIMPÓSIO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO (ANPAE), 23., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Anpae, 2007. Disponível em: <http://www.anpae.org.br/congressos_antigos/simposio2007/index2.html>. Acesso em: 8 jun. 2014.
FARENZENA, Nalú. Documento de referência para os subprojetos de avaliação dos processos do Seap – Primeira Versão. 2014. Mimeografado.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação e gestão democrática na regulação de educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p. 501-521, maio/ago. 2007. Disponível em:<http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 31 jul. 2017.
HORTA NETO, João Luiz. Avaliação externa de escolas e sistemas: questões presentes no debate sobre o tema. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, DF, v. 91, n. 227, p. 84-104, jan./abr. 2010.
HORTA NETO, João Luiz. As avaliações externas e seus efeitos sobre as políticas educacionais: uma análise comparada entre a União e os estados de Minas Gerais e São Paulo. 2013. 358 f. Tese (Doutorado em Política Social) – Instituto de Ciências Humanas, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2013.
KOETZ, Carmen Maria; WERLE, Flávia Obino Corrêa. Trajetória do sistema de avaliação do rendimento escolar do Estado do Rio Grande do Sul. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 20, n. 77, p. 677-700, out./dez. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362012000400004&script=sci_arttext>. Acesso em: 08 jun. 2014.
MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz; SORDI, Mara Regina Lemes de. Implementação de política de avaliação institucional no ensino fundamental: a percepção do gestor municipal. Revista de Educação PUC-Campinas, Campinas, v. 17, n. 2, p. 241-250, jul./dez. 2012. Disponível em:<http://periodicos.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/reveducacao/article/view/1001>. Acesso em: 08 jun. 2014.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social – Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Editora Vozes, 2001.
OLIVEIRA, Dalila Andrade; SILVA, Maria Juliana de Almeida. Regulação: a avaliação de sistemas de ensino no contexto da regulação das políticas públicas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 23.; CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO, 5., 2007, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre, 2007.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
RIO GRANDE DO SUL. Decreto n. 48.744, de 28 de dezembro de 2011. Institui o Sistema Estadual de Avaliação Participativa do Estado do Rio Grande do Sul – Seap/RS, e dá outras providências. Diário Oficial do Estado, Porto Alegre, p. 15, 29 dez. 2011.
RIO GRANDE DO SUL. Sistema Estadual de Avaliação Participativa – Seap/RS. Cadernos de Avaliação n. 3 – Roteiro para avaliação coletiva das dimensões institucional da Coordenadoria Regional de Educação. Porto Alegre: Seduc/RS, out. 2012.
RUA, Maria das Graças. Políticas públicas. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; Brasília, DF: Capes; UAB, 2009.
TOMASSIA, Cláudia V. Avaliação educacional: experiências e metodologias. Texto apresentado no evento Escola de Avaliação, promovido pela Unesco em Brasília, em 2004. [Não publicado].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos em Avaliação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).