Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes

Autores

  • Gabriela Miranda Moriconi Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Nelson Gimenes Fundação Carlos Chagas, São Paulo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v27i66.4337

Palavras-chave:

Indicadores educacionais, Políticas educacionais, Ideb, CPC

Resumo

Nesta entrevista, o professor Reynaldo Fernandes, que trabalhou na criação de indicadores como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante sua gestão na presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute as opções metodológicas adotadas na construção de indicadores educacionais, suas motivações e propósitos, bem como os seus usos e desdobramentos. Ele destaca, ainda, os avanços já alcançados e os desafios atuais em termos do desenvolvimento e uso de indicadores educacionais no Brasil, bem como as discussões recentes da literatura internacional sobre o tema.

Palavras-chave: Indicadores Educacionais; Políticas Educacionais; Ideb; Conceito Preliminar de Curso; CPC.

  

Indicadores educacionales: entrevista con Reynaldo Fernandes

 Resumen:

En esta entrevista el profesor Reynaldo Fernandes, que trabajó en la elaboración de indicadores como el Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) y el Conceito Preliminar de Curso (CPC) durante su gestión en la presidencia del Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), discute las opciones metodológicas adoptadas en la construcción de indicadores educacionales, sus motivaciones y propósitos, así como sus usos y desdoblamientos. Destaca asimismo los avances ya alcanzados y los actuales desafíos en lo que se refiere al desarrollo y utilización de indicadores educacionales en Brasil, así como las recientes discusiones de la literatura internacional sobre el tema.

Palabras Clave: Indicadores Educacionales; Políticas Educacionales; Ideb; Concepto Preliminar de Curso; CPC.

 

Educational indicators: an interview with Reynaldo Fernandes

Abstract:

In this interview, professor Reynaldo Fernandes discusses the methodological choices adopted in the construction of educational indicators, their motivations and purposes, as well as their uses and developments. Professor Fernandes worked on the development of indicators such as the Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) [Basic Education Development Index] and the Conceito Preliminar de Curso (CPC) [Preliminary Course Concept] during his term as President of the Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) [Anísio Teixeira National Institute of Educational Studies and Research]. He emphasizes the progress already achieved and the current challenges in terms of development and use of educational indicators in Brazil, as well as the recent discussions in the international literature on the subject.

Keywords: Educational Indicators; Educational Policies; Ideb; Preliminary Course Concept; CPC.

 

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Publicado

21-05-2021

Como Citar

MORICONI, G. M.; GIMENES, N. Indicadores educacionais: entrevista com Reynaldo Fernandes. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 66, p. 971–986, 2021. DOI: 10.18222/eae.v27i66.4337. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/4337. Acesso em: 19 ago. 2022.

Edição

Seção

Entrevista