Auto-avaliação docente e melhoria das práticas pedagógicas: percepções de professores portugueses

Autores

  • Carlos Alberto Ferreira Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, Vila Real, Portugal
  • Cristina Oliveira Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3592

Palavras-chave:

Auto-avaliação, Avaliação do Desempenho Docente, Desenvolvimento Profissional, Prática de Ensino

Resumo

Realizámos uma investigação que visava auscultar professores sobre o contributo da auto-avaliação docente, prevista no sistema de avaliação de desempenho docente português, na melhoria das práticas pedagógicas. Para isso, delineámos uma metodologia de investigação qualitativa, com o estudo exploratório de caso, concretizada pela análise da legislação sobre a avaliação de desempenho docente em Portugal e pela entrevista semi-estruturada a cinco professores de um agrupamento de escolas. Pelos dados obtidos, verificou-se que os professores percepcionavam a avaliação de desempenho docente como um processo de diagnóstico dos pontos fortes e do que era preciso melhorar nas suas práticas pedagógicas. A auto-avaliação dos professores, por meio da reflexão sobre suas práticas pedagógicas ao longo do ano letivo, constitui um contributo para esse processo, embora não fosse evidente que dela resultasse uma mudança efetiva das práticas promotora do seu desenvolvimento profissional.

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Biografia do Autor

Carlos Alberto Ferreira, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, Vila Real, Portugal

Professor Auxiliar da Escola de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Quinta de Prados, Vila Real, Portugal

Cristina Oliveira, Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães

Professora do Quadro do Agrupamento de Escolas de Carrazeda de Ansiães, Carrazeda de Ansiães, Portugal

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Ferreira, C. A., & Oliveira, C. (2015). Auto-avaliação docente e melhoria das práticas pedagógicas: percepções de professores portugueses. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 806–836. https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3592

Edição

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