Comissão própria de avaliação: dois lados de uma mesma moeda

Autores

  • Joelma dos Santos Bernardes Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil
  • José Carlos Rothen Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae266202966

Palavras-chave:

Autoavaliação, Avaliação institucional, Comissão própria de avaliação, Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo, que apresenta um estudo de caso realizado na Universidade Federal de São Carlos, tem a intenção de analisar e compreender se a autoavaliação institucional desenvolvida pela Comissão Própria de Avaliação se aproxima da perspectiva regulatória ou da emancipatória. Para tal, a pesquisa documental e o levantamento bibliográfico foram utilizados neste trabalho. Concluiu-se que o processo de avaliação institucional demanda tempo, gera trabalho, conflito e nem toda a comunidade acadêmica percebe a importância desse tipo de avaliação para a gestão institucional. A Comissão mostrou ter dificuldade em discutir os resultados da avaliação institucional com a comunidade em virtude do pouco tempo estabelecido pela regulamentação, de forma que a autoavaliação institucional desenvolvida pela universidade aproxima- se, em alguns momentos, da avaliação regulatória e, em outros, da avaliação emancipatória.

 

 

 

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Biografia do Autor

Joelma dos Santos Bernardes, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

 

 

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, São Carlos, São Paulo, Brasil;

 

José Carlos Rothen, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, São Paulo, Brasil

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Publicado

09-10-2015

Como Citar

Bernardes, J. dos S., & Rothen, J. C. (2015). Comissão própria de avaliação: dois lados de uma mesma moeda. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(62), 420–446. https://doi.org/10.18222/eae266202966

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