Avaliação dos desenhos de planificação de figuras geométricas no ensino básico

Autores

  • Odalea Aparecida Viana Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.2835

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de Geometria, Ensino Médio, Educação Básica

Resumo

O trabalho refere-se a questões de geometria espacial constantes de avaliações oficiais feitas em larga escala e analisa desenhos de planificação de figuras geométricas tridimensionais (paralelepípedo, pirâmide, prismas, cilindros e cones). Foram sujeitos 842 alunos do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Com abordagem piagetiana acerca da construção das noções projetivas relativas à construção do espaço representativo, foram formadas categorias de análise referentes a níveis de desenvolvimento dessas noções. Os níveis variaram de um (mais verificado na planificação do cone), que revelou o estabelecimento de noções topológicas e a não identificação de propriedades das figuras, a cinco (mais verificado na planificação do paralelepípedo), cujos desenhos revelaram a identificação das principais propriedades e o estabelecimento de relações projetivas e euclidianas. O trabalho discute a planificação como forma de contribuir para a avaliação das propriedades das figuras geométricas espaciais.

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Biografia do Autor

Odalea Aparecida Viana, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil

Professora da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Ituiutaba, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

29-12-2015

Como Citar

Viana, O. A. (2015). Avaliação dos desenhos de planificação de figuras geométricas no ensino básico. Estudos Em Avaliação Educacional, 26(63), 838–871. https://doi.org/10.18222/eae.v26i63.2835

Edição

Seção

Outros Temas