Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar

Autores

  • Márcia Martins Castaldo
  • Silvia M. Gasparian Colello

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142825

Palavras-chave:

LÍNGUA ESCRITA • VESTIBULAR • PRODUÇÃO TEXTUAL • LINGUÍSTICA TEXTUAL

Resumo

 

 

 

Para compreender como escrevem os alunos no final da educação básica, analisou-se, na pesquisa, a redação dissertativa do vestibular com base no referencial sócio- histórico, em particular, os postulados de Bakhtin, assim como nos preceitos da linguística textual. O corpus reuniu uma amostra de 374 redações produzidas no Vestibular Fuvest-2007, que foi analisada pelos critérios da norma culta, expressividade, configuração organizacional e remissão extratextual. Os resultados revelam dificuldades de interlocução: a língua cindida entre um saber-dizer e um dever-dizer, o que fundamenta iniciativas para a reorientação do ensino da língua escrita e para a formação de professores.

 

 

 

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Castaldo, M. M., & Colello, S. M. G. (2014). Redação no vestibular: perspectivas de reorientação da prática escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 84–113. https://doi.org/10.18222/eae255720142825

Edição

Seção

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