Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais

Autores

  • Bernardete A. Gatti

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255720142823

Palavras-chave:

LICENCIATURA • PEDAGOGIA • FORMAÇÃODE PROFESSORES • ESTÁGIO • EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Resumo

O artigo aborda a relação complexa entre pesquisa e políticas educacionais e propõe-se a fazer uma síntese do estado do conhecimento sobre formação inicial de professores nos cursos de graduação. Com base em pesquisas e ensaios relevantes sobre o tema, discute os aspectos que mais recorrentemente emergem nesses trabalhos, a saber: improvisação de professores; ausência de uma política nacional específica para as licenciaturas; pouca atenção às pesquisas sobre o tema; diretrizes curriculares  isoladas por curso; currículos fragmentados; estágios sem projeto e acompanhamento; aumento da oferta de cursos a distância; despreparo de docentes das instituições de ensino superior para formar professores; e características socioeducacionais e culturais dos estudantes, permanência e evasão nos cursos. Conclui que os impasses encontrados chamam por novas posturas institucionais e políticas mais vigorosas, e que as pesquisas têm muito a contribuir para isso.

 

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Publicado

30-04-2014

Como Citar

Gatti, B. A. (2014). Formação inicial de professores para a educação básica: pesquisas e políticas educacionais. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(57), 24–54. https://doi.org/10.18222/eae255720142823

Edição

Seção

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