Avaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista

Autores

  • Sandra Zákia Sousa Faculdade de Educação da USP (FE/USP)
  • Marcia Vieira da Maia Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)
  • Celia Maria Haas Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae255820142772

Palavras-chave:

POLÍTICA EDUCACIONAL, AVALIAÇÃO, BONIFICAÇÃO, IDESP

Resumo

Com base em resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) obtidos entre 2008 e 2012 pelas turmas do 3º ano do ensino médio de 41 unidades da rede pública de um município da Grande São Paulo, são analisadas as variações desses resultados no período, cotejando as metas estabelecidas para as escolas a cada ano, o Idesp obtido e o recebimento ou não da bonificação. A interpretação dos dados aponta oscilação de desempenho das escolas no decorrer dos anos analisados, não apoiando conclusões que indiquem melhorias gradativas e sustentáveis e identificando, inclusive, premiação de escolas que atingiram patamares inferiores aos de anos anteriores.

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Biografia do Autor

Sandra Zákia Sousa, Faculdade de Educação da USP (FE/USP)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Educação da USP - Feusp

Marcia Vieira da Maia, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP)

Mestre em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e Supervisora de Ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP).

Celia Maria Haas, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) e professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid).

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Publicado

30-08-2014

Como Citar

Sousa, S. Z., da Maia, M. V., & Haas, C. M. (2014). Avaliação, índices e bonificação: controvérsias suscitadas por dados da rede estadual paulista. Estudos Em Avaliação Educacional, 25(58), 188–209. https://doi.org/10.18222/eae255820142772

Edição

Seção

Outros Temas