A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”

Autores

  • Paulo Marinho
  • Carlinda Leite
  • Preciosa Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae245520132728

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Avaliação Formativa, Sistemas de Avaliação, Portugal

Resumo

Estudos sobre avaliação têm reconhecido a necessidade de melhorar as práticas de avaliação das aprendizagens dos alunos na linha dos desafios que são apresentados aos sistemas educativos, nomeadamente, na promoção de uma escola de sucesso para todos. O artigo, com foco na problemática da avaliação da aprendizagem, refere essas ideias e objetiva: dar conta dos procedimentos de avaliação das aprendizagens de alunos, seguidos por professores de duas escolas portuguesas, com resultados muito distintos nos exames nacionais; caraterizar essas práticas de avaliação; conhecer e interpretar razões e crenças que sustentam a opção por essas práticas. Os dados permitem concluir que há divergência entre os procedimentos de avaliação propostos nos documentos de gestão curricular interno às escolas e os que os professores/as utilizam, e que são realimentadas crenças de um ciclo vicioso de “testinite” no processo de avaliação de aprendizagens dos alunos.

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Publicado

31-08-2013

Como Citar

Marinho, P., Leite, C., & Fernandes, P. (2013). A avaliação da aprendizagem: um ciclo vicioso de “testinite”. Estudos Em Avaliação Educacional, 24(55), 304–334. https://doi.org/10.18222/eae245520132728

Edição

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