A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae193920082471Palavras-chave:
erro, aprendizagem, avaliação construtiva, metavaliaçãoResumo
Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.
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