A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação

Autores

  • Eleonora Diniz da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae193920082471

Palavras-chave:

erro, aprendizagem, avaliação construtiva, metavaliação

Resumo

Este trabalho discorre sobre o “erro” que surge no percurso da construção do conhecimento, tanto de alunos quanto de professores, reconhecidos como protagonistas da história da aprendizagem. Procura estruturar a revisão e análise das práticas pedagógicas e da avaliação, caracterizando diferentes perspectivas que marcam a sua evolução no decorrer da história humana e da educação. Com base em contribuições de pesquisas e estudos já realizados, traça uma abordagem metodológica para uma avaliação construtiva, enfatizando aspectos qualitativos e sua função formativa. Apóia-se, também, na concepção psicopedagógica que integra os aportes teóricos da Psicologia Genética, da Psicanálise e da Psicologia Social, numa visão interdisciplinar. Considera que no desvendar do erro reside a possibilidade de resgate da premissa básica da avaliação, o questionamento, que leva à transformação do significado restritivo, comumente a ela atribuído, para um significado construtivo, que favorece o crescimento de todos os envolvidos nesse processo, por meio do desenvolvimento de uma “cultura da avaliação”. Aponta para a metavaliação como via de reflexão crítica e coletiva para superar as dificuldades e compreender os erros que fazem parte do caminho da construção do conhecimento, bem como do próprio processo de avaliação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

30-04-2008

Como Citar

Silva, E. D. da. (2008). A Virtude do Erro: uma visão construtiva da avaliação. Estudos Em Avaliação Educacional, 19(39), 91–114. https://doi.org/10.18222/eae193920082471

Edição

Seção

Artigos