Avaliação da Aprendizagem como ponto de partida para a Avaliação de Programas
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae01519972274Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Formação Profissional, Currículos, Avaliação do ProgramaResumo
A autora, no seu trabalho para obtenção do doutorado em Ciências da Educação, na área da Psicologia Escolar, parte da idéia de que a avaliação da aprendizagem pode dar origem a avaliações em níveis mais amplos de um sistema ou instituição de ensino. Nesta perspectiva, a avaliação da aprendizagem não se limita à simples verificação dos desempenhos dos alunos, com atribuição de notas, mas tenta estabelecer uma rede de relações entre as múltiplas variáveis de um processo educativo. E nas tramas dessa rede, demonstra a autora, estarão presente múltiplas variáveis: desde as mais amplas, relacionadas às políticas e filosofias educacionais, até as mais específicas de como planejar o ensino e promover a aprendizagem dos alunos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).