Explicação do desempenho em ciências no concurso vestibular de 1998 na Universidade Federal do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02019992238Palavras-chave:
Rendimento Escolar, Concurso Vestibular, Ensino de Ciências, Condições Sócio-Econômicas, Dados Estatísticos, UFRGSResumo
Os autores investigaram o poder explicativo que diversas variáveis tiveram sobre o desempenho em Ciências de 23.009 candidatos ao concurso vestibular de 1998 da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. As variações de escolaridade destacaram-se como as mais importantes pois, somente elas (7 variáveis), explicaram 34, 3% da variância do desempenho, enquanto as variáveis socioeconômicos explicaram apenas 16, 6%. Tais resultados, segundo as autores da pesquisa, constituir-se-iam em evidência empírica contra os posicionamentos teóricos deterministas e reducionistas, que atribuem a algum fator (como, por exemplo, ao socioeconômico) um peso decisivo sobre o resultado no concurso vestibular.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).