O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior

Autores

  • Eliane Maria Vani Ortega

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02320012213

Palavras-chave:

Ensino de 2º Grau, Acesso ao Ensino Superior, Escolas Públicas, Ensino Superior, Trabalho, Concurso Vestibular

Resumo

Este artigo parte de resultados da dissertação de mestrado intitulada “A escola pública discrimina seus alunos quando não se volta para o acesso ao ensino superior?” O objetivo é refletir sobre a discriminação que pode estar ocorrendo em relação aos alunos que cursam o ensino médio público quando se percebe que essas escolas não apresentam uma preocupação explícita em relação aos instrumentos de seleção para o ingresso no ensino superior, enquanto que a escola particular trabalha intencionalmente nesse sentido. Essa discriminação é analisada de forma relacionada ao momento que estamos vivenciando, em que a Educação recebe a influência direta dos pressupostos neoliberais e a revolução técnico-científica exige um novo perfil do trabalhador, dotado de uma boa formação geral, disposto à aprendizagem permanente.

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Publicado

30-06-2001

Como Citar

ORTEGA, E. M. V. O Ensino médio público e o acesso ao ensino superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 23, p. 153–176, 2001. DOI: 10.18222/eae02320012213. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2213. Acesso em: 4 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos