A questão da redação no concurso vestibular à universidade: validade e poder decisório

Autores

  • Fernando Lang da Silveira
  • Carlos Eduardo da Pinent

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02420012204

Palavras-chave:

Concurso Vestibular, Questão de Redação, Validade, Poder Decisório

Resumo

Apresentam-se análises de validade e do poder decisório da questão de Redação nos concursos vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, envolvendo 6516 candidatos comuns aos dois concursos. O estudo mostrou que a fidedignidade dos escores na questão de Redação foi expressivamente inferior às fidedignidades dos escores nas demais provas dos concursos. O poder de decisão, isto é, o poder de decidir sobre o sucesso ou o fracasso na conquista de vagas da questão de Redação mostrou-se baixo; mais de noventa por cento dos que conquistaram uma vaga teriam tido sucesso caso a questão de Redação não fosse considerada. O estudo aponta a necessidade das universidades desenvolverem projetos de pesquisa com o objetivo de aprimorar metodologias e critérios de atribuição de escores na questão de Redação, visando aumentar a sua validade.

 

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Biografia do Autor

Fernando Lang da Silveira

Carlos Eduardo da Pinent

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Publicado

30-12-2001

Como Citar

Silveira, F. L. da, & Pinent, C. E. da. (2001). A questão da redação no concurso vestibular à universidade: validade e poder decisório. Estudos Em Avaliação Educacional, (24), 147–164. https://doi.org/10.18222/eae02420012204

Edição

Seção

Artigos