O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99

Autores

  • Maria Eugênia Ferrão
  • Kaizô Iwakami Beltão
  • Iuri Costa Leite

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae02620022186

Palavras-chave:

Conjuntos Difusos, Redução de Dimensionalidade, Escalas

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga os fatores que contribuem para o efeito escola no desempenho de estudantes brasileiros, utilizando os dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), complementados pelos do censo escolar. Um dos fatores investigados é o ambiente escolar, cujas informações foram levantadas no questionário de escolas da pesquisa. Foi construída uma escala através da técnica GOM (Grade of Membership) de conjuntos difusos. O objeto deste artigo é a apresentação e a aplicação dessa técnica aos dados do SAEB referentes às escolas. A escala resume características da escola, tais como nível de ruído na sala de aula, grau de limpeza do ambiente, disponibilidade de banheiros, biblioteca e laboratórios, segurança da escola, etc. Essa técnica permite uma redução da dimensionalidade do questionário e a sua subseqüente utilização como covariável de um modelo de regressão.

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Biografia do Autor

Maria Eugênia Ferrão

Kaizô Iwakami Beltão

Iuri Costa Leite

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Publicado

30-12-2002

Como Citar

Ferrão, M. E., Beltão, K. I., & Leite, I. C. (2002). O ambiente escolar no desempenho acadêmico do aluno: criação de uma escala a partir do SAEB-99. Estudos Em Avaliação Educacional, (26), 75–92. https://doi.org/10.18222/eae02620022186

Edição

Seção

Artigos