Avaliação de cursos pelos alunos: considerações
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae02920042162Palavras-chave:
Avaliação institucional, Avaliação de Curso, Interação Professor-aluno, Auto-Avaliação, Avaliação de ParesResumo
O artigo procura discutir as dimensões envolvidas no processo de avaliação de cursos universitários pelos próprios alunos. Apresenta, inicialmente, algumas experiências do autor tendo por objetivo ilustrar uma de suas teses: a de que a avaliação gera conhecimentos fundamentais para o planejamento e para a ação institucional. Procura destacar, e considera indispensável, a ação interativa professor/aluno na orientação da aprendizagem. Ressalta, a seguir, que a avaliação de cursos, quando bem conduzida, reflete o impacto do processo educacional por intermédio do pensar e do agir dos alunos/avaliadores. Algumas características ligadas à figura do professor, especialmente as relacionadas ao seu desempenho em sala e à orientação dos alunos, são amplamente consideradas. Ao final, o texto analisa a integração da auto-avaliação do professor e da avaliação dos vários professores que participam da unidade departamental como essenciais à apreciação da qualidade de um curso.Downloads
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