Acesso à Universidadeos alunos do ensino superior privado
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae163120052146Palavras-chave:
Acesso Ao Ensino Superior, Ensino Superior Privado, Ensino Superior Público, Perfil Do AlunoResumo
Os estudos a respeito do ensino superior brasileiro referem-se, normalmente, ao setor público e quando há alguma referência ao setor privado as atenções se voltam para o corpo docente, instalações e infra-estrutura, mercado de trabalho, estratégias de marketing e avaliação institucional. As pesquisas indicam que as universidades, em geral, têm pouco conhecimento sobre as características de seus alunos e, ao que parece, tem sido concedida pouca atenção ao corpo discente e a um conhecimento mais profundo das características do alunado, nomeadamente das faculdades particulares. É necessário conhecer as condições de vida dos alunos e levá-las em consideração para, a partir daí e não de uma idealização, traçar políticas e estratégias de assistência estudantil não só promovendo projetos que financiem os alunos mais carentes, mas também que ajudem os alunos a superar suas dificuldades de aprendizagem. A questão central que orienta o fluxo desta investigação relaciona-se com o estudo do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes da Faculdade Social da Bahia (FSBA), em um contexto de expansão do ensino superior e de acesso a esse nível de ensino. Procurou-se traçar o perfil desses alunos fazendo um estudo comparativo com os da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o Nordeste e o Brasil, a partir de algumas variáveis demográficas, renda, escolaridade dos pais, tipo de escola que freqüentou no ensino fundamental e médio, analisando comparativamente o perfil dos alunos em relação aos turnos e aos cursos da FSBA, e verificar o efeito dessa variáveis sobre o desempenho desses mesmos estudantes através do exame dos resultados do vestibular e o rendimento no curso. As análises estatísticas foram realizadas a partir de um banco de dados, resultante da aplicação de um questionário com quarenta questões aos alunos do primeiro semestre da FSBA, e para o processamento desses dados foi utilizado o programa SPSS, considerando todo o universo dos estudantes que ingressaram na FSBS até o primeiro semestre do ano de 2003.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).