Avaliação nos Ciclos de Formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro

Autores

  • Zacarias Jaegger Gama

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173320062129

Palavras-chave:

Avaliação, Ciclos De Formação, Ciclos De Aprendizagem

Resumo

O presente texto inscreve-se nas discussões que têm como objeto os ciclos de formação e a avaliação da aprendizagem de estudantes matriculados em escolas públicas, indagando sobre o que são, como se constituem, a que regras obedecem, que mudanças são introduzidas e que direções são estabelecidas pela Resolução SME nº 776/2003 aos ciclos e à avaliação educacional. Argumenta-se, por um lado, que tal resolução, além de ser uma reação conservadora, re-introduz elementos característicos do mais corrente neotecnicismo, e, por outro, que a retórica da SME leva-a a usar os conceitos de ciclo de formação e de aprendizagem como sinônimos e a retomar a pedagogia e a avaliação com referência a objetivos como elementos importantes, que parecem prenunciar um imediato processo de monitoramento e avaliação do desempenho dos alunos, da ação docente e da gestão escolar.

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Biografia do Autor

Zacarias Jaegger Gama

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Publicado

30-04-2006

Como Citar

Gama, Z. J. (2006). Avaliação nos Ciclos de Formação: mudanças e novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(33), 105–118. https://doi.org/10.18222/eae173320062129

Edição

Seção

Artigos