Portfólio: aproximando o saber e a experiência

Autores

  • Georfravia Montoza lvarenga
  • Zilda Rossi Araujo

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173420062122

Palavras-chave:

Avaliação Da Aprendizagem, Portfólio, Prática Avaliativa

Resumo

O presente trabalho relata e discute dados referentes a uma pesquisa-ação de caráter qualitativo cujos objetivos foram analisar e compreender a prática do professor, seus saberes, suas experiências e suas reflexões acerca da avaliação da aprendizagem ativada no contexto didático; discutir, propor e operacionalizar formas de avaliação, inseridas no processo didático; implementar e analisar os possíveis usos do portfólio como ferramenta de avaliação. Nesta investigação, professores atuantes no ensino básico, coordenadores e supervisores compuseram a amostra. A metodologia foi a de oficinas para discutir a avaliação no cotidiano escolar, mini-cursos para oferecer suporte para as atividades avaliativas implementadas e análise reflexiva sobre a própria prática. Focalizamos o potencial formativo das oficinas e das reflexões oportunizadas para a formação continuada do professor. Destacamos ainda a importância e a riqueza do uso dos portfólios como ferramenta de avaliação, bem como as dificuldades que devem ser superadas para sua utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Georfravia Montoza lvarenga

Zilda Rossi Araujo

Downloads

Publicado

30-08-2006

Como Citar

lvarenga, G. M., & Araujo, Z. R. (2006). Portfólio: aproximando o saber e a experiência. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(34), 187–206. https://doi.org/10.18222/eae173420062122

Edição

Seção

Artigos