Proposta de análise de itens das provas do SAEB sob a perspectiva pedagógica e a psicométrica
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173420062117Palavras-chave:
Psicometria, Validade De Conteúdo, Teoria Clássica Dos Testes (TCT), Teoria De Resposta Ao Item (TRI)Resumo
O presente artigo é resultante de uma pesquisa que teve por objetivo analisar os itens das provas de Matemática - 8ª série -, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), dos anos de 1997 e 1999, considerando-se os seus aspectos qualitativos e quantitativos. Os aspectos qualitativos foram analisados por meio da análise da validade de conteúdo e dos procedimentos efetivos da elaboração dos itens. Os aspectos quantitativos foram analisados, considerando-se as propriedades estatísticas, as quais incluíram procedimentos de análise da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). As análises realizadas mostraram que as avaliações de desempenho, principalmente as de larga escala, devem levar em conta os aspectos psicométricos e pedagógicos dos itens de forma integrada, sem privilégio de nenhuma delas. Dessa forma, constata-se que há uma maior compreensão dos resultados dessas avaliações, os quais poderão reverter em políticas mais adequadas de intervenção na busca da melhoria da qualidade da educação, propósito final do Saeb.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).