O que dizem os alunos sobre a Avaliação Escolar

Autores

  • Beatriz Pedro Cortese

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae173520062109

Palavras-chave:

Produção De Sentidos, Avaliação, Relação Professor-Aluno

Resumo

“O que dizem os aluno sobre avaliação?” Com a finalidade de responder a esta pergunta, em minha pesquisa de mestrado entrevistei alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para analisar os sentidos por eles produzidos, utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revista por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Neste artigo, os sentidos produzidos pelos alunos estão divididos em sete blocos: no primeiro, encontram-se idéias a respeito da palavra avaliação. Ponderações a respeito de quando e como as crianças percebem a avaliação das educadoras estão no segundo bloco. Em que momentos e quem os alunos sentem-se autorizados a avaliar é a temática do terceiro, e o quarto bloco baseia-se nas reflexões das crianças sobre a objetividade e a neutralidade das práticas avaliativas. O quinto bloco refere-se às razões que, supostamente, movem as preferências das professoras por determinados alunos. As representações dos entrevistados a respeito do impacto da avaliação escolar para as relações presentes e futuras estão no sexto bloco. No sétimo, vemos como os alunos justificam o próprio desempenho e o de seus colegas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Pedro Cortese

Downloads

Publicado

30-12-2006

Como Citar

Cortese, B. P. (2006). O que dizem os alunos sobre a Avaliação Escolar. Estudos Em Avaliação Educacional, 17(35), 69–102. https://doi.org/10.18222/eae173520062109

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)