O que dizem os alunos sobre a Avaliação Escolar
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae173520062109Palavras-chave:
Produção De Sentidos, Avaliação, Relação Professor-AlunoResumo
“O que dizem os aluno sobre avaliação?” Com a finalidade de responder a esta pergunta, em minha pesquisa de mestrado entrevistei alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Para analisar os sentidos por eles produzidos, utilizei concepções desenvolvidas por estudiosos do cotidiano escolar, entre eles José Mario Azanha e Marli André. Além disso, as idéias de linguagem e de discurso apresentadas por Mikhail Bakhtin e revista por Mary Jane Spink foram essenciais para o desvelamento dos discursos infantis. Neste artigo, os sentidos produzidos pelos alunos estão divididos em sete blocos: no primeiro, encontram-se idéias a respeito da palavra avaliação. Ponderações a respeito de quando e como as crianças percebem a avaliação das educadoras estão no segundo bloco. Em que momentos e quem os alunos sentem-se autorizados a avaliar é a temática do terceiro, e o quarto bloco baseia-se nas reflexões das crianças sobre a objetividade e a neutralidade das práticas avaliativas. O quinto bloco refere-se às razões que, supostamente, movem as preferências das professoras por determinados alunos. As representações dos entrevistados a respeito do impacto da avaliação escolar para as relações presentes e futuras estão no sexto bloco. No sétimo, vemos como os alunos justificam o próprio desempenho e o de seus colegas.Downloads
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