Autoavaliação institucional da UFBA na era Sinaes: a experiência revisitada na Escola de Administração.
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae214620102019Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Autoavaliação, Sinaes, Gestão, Ensino SuperiorResumo
O presente trabalho resgata a experiência de autoavaliação institucional da Universidade Federal da Bahia (UFBA), marcadamente a atuação da Escola de Administração (EAUFBA), tendo em vista a instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a fim de refletir sobre a efetividade da prática de avaliação adotada na EAUFBA e sua contribuição para os processos de tomada de decisão e melhoria da gestão. Para tanto, utiliza a análise documental e recorre a entrevistas com especialistas da área de avaliação e gestão. O estudo identifica que a prática de autoavaliação institucional na UFBA ocorre de forma assistemática e descontínua, em face de dificuldades de ordem técnica, financeira, política, dentre outras, atendendo primordialmente as finalidades de regulação. Constata que a EAUFBA não realizou avaliação segundo o modelo Sinaes, tendo adotado o planejamento estratégico como ferramenta para seu autoconhecimento. Desse modo, evidencia a correlação entre o planejamento e a prática avaliativa como instrumentos importantes para a gestão. Espera-se que as reflexões ora produzidas contribuam para a compreensão da importância da avaliação nas instituições, na perspectiva de promover o autoconhecimento, superando as funções de regulação preconizadas na legislação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).