A perspectiva do acompanhamento longitudinal da aprendizagem dos alunos do ensino médio através dos resultados do SPAECE
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae235120121951Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Rendimento Escolar, Ensino Médio, Spaece, Tema em DestaqueResumo
O artigo inicia-se com a perspectiva do acompanhamento longitudinal da evolução da aprendizagem dos alunos através do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece), aplicada anualmente a todos os alunos do Ensino Médio (EM). Como metodologia, foi adotado o estudo longitudinal amostral dos resultados do Spaece no período 2008-2009, quando em 2008 foram utilizadas as médias de proficiência de Língua Portuguesa e Matemática do 1º ano do EM e em 2009, as médias do 2º ano do EM. Na oportunidade, são apresentadas as habilidades que os alunos dominam e/ou deveriam dominar nas disciplinas avaliadas, bem como o crescimento longitudinal de uma série para outra e o necessário para o 3º ano do EM no ano 2010, para que este aluno conclua o ano no nível desejado; gráficos com a evolução do percentual de acertos nos descritores avaliados no período em estudo. Após análise, verifica-se quanto os professores precisam se apropriar destes resultados e utilizá-los como ferramenta pedagógica para nortear ações estratégicas eficazes em sua prática docente.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).