Avaliação da aprendizagem no curso de nutrição
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae245420131908Palavras-chave:
Avaliação da Aprendizagem, Processo Ensino-Aprendizagem, Ensino SuperiorResumo
O estudo objetivou investigar as concepções de avaliação da aprendizagem da forma como são percebidas por alunos e professores do curso de Nutrição de uma universidade pública do Paraná, bem como outras questões importantes referentes às práticas avaliativas. O estudo foi realizado por meio de questionários aplicados a professores e alunos, e as respostas foram agrupadas para a análise. Os resultados revelaram que a concepção de avaliação da aprendizagem para grande parte de alunos e professores foi semelhante e caracteriza-se como um instrumento para verificar o que o aluno assimilou. A prova foi o instrumento avaliativo relatado como o mais utilizado por todos os professores pesquisados, sendo geralmente associado a outros instrumentos avaliativos. Assim, enfatizam-se a necessidade e a importância de se repensar constantemente o significado da avaliação da aprendizagem, além da necessidade de capacitar continuamente professores e gestores do ensino superior, para que a avaliação realmente contribua para construção do conhecimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).