Bullying escolar e sua percepção pelos alunos: um estudo do Saresp
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae245420131905Palavras-chave:
Bullying, Saresp, Escolas, Rendimento EscolarResumo
A violência é um problema endêmico no Brasil, em suas mais distintas formas. Nas escolas, essa realidade não é diferente, sendo o bullying uma das expressões de violência que mais têm chamado a atenção nos últimos anos. Este artigo descreve e analisa a frequência e a intensidade de ocorrência de práticas de bullying em escolas do ensino básico do Estado de São Paulo e explora, por meio de modelos de regressão logística, a associação entre o bullying e as características contextuais e o desempenho acadêmico dos alunos. Para isso, utiliza dados do questionário de fatores contextuais e dos testes de Língua Portuguesa e Matemática aplicados aos alunos na edição de 2009 do Sistema de Avaliação de Rendimento do Estado de São Paulo. O trabalho aponta a existência de um número considerável de vítimas de práticas intensas de bullying no Estado de São Paulo e identifica um conjunto de características dos alunos, que estão fortemente associadas a uma maior vulnerabilidade a essas práticas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).