Desenvolvendo o letramento de professores de inglês em (auto)avaliação com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18222/eae.v36.11480

Palavras-chave:

Êxito Escolar, Métodos de Autoavaliação, Avaliação Formativa, Avaliação Emancipatória

Resumo

A necessidade de desenvolver o letramento em avaliação de línguas com crianças cada vez mais jovens tem ganhado mais atenção nas escolas nos últimos anos. Por essa razão, o objetivo deste artigo é apresentar um guia desenvolvido para ajudar os professores a avançarem em seu letramento em avaliação de línguas com ênfase na autoavaliação para a aprendizagem com crianças. A metodologia apresenta os estágios de pesquisa trilhados para criar tal produto educacional, e, durante a análise, as seções dos ícones do guia são explicadas com o intuito de fazer com que os leitores entendam como essas seções podem ajudar os professores em seu processo de aprendizagem autodidata. Em conclusão, é esperado que os professores façam uso da autoavaliação em aulas de inglês com crianças para desenvolver sua aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Andrade, H. L., & Du, Y. (2007). Student responses to criteria-referenced self-assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education, 32(2), 159-181. https://doi.org/10.1080/02602930600801928

Andrade, H. L., & Heritage, M. (2018). Using formative assessment to enhance learning, achievement and academic self-regulation. Routledge.

Balbino, T. R. T. (2022). Going the extra mile: Um guia de autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Londrina]. Riuel – Repositório Institucional – UEL. https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13337

Balbino, T. R. T., & Moraes, I. T. (2023). Letramento em avaliação em contexto de línguas para pais e responsáveis por crianças. Revista X, 18(1), 5-38. https://doi.org/10.5380/rvx.v18i1.88026

Balbino, T. R. T., & Tonelli, J. R. A. (Orgs.). (2022). Autoavaliação para a aprendizagem de língua inglesa com crianças: Um guia teórico-prático para professores. Pedro & João.

Benson, P. (2007). Autonomy in language teaching and learning. Language Teaching, 40(1), 21-40. https://doi.org/10.1017/S0261444806003958

Bogdan, R. C., & Biklen, S. K. (2003). Qualitative research for education: An introduction to theories and methods (4th ed.). Allyn & Bacon. (Original work published 1982).

Butler, Y. G. (2016). Self-assessment of and for young learners’ foreign language learning. In M. Nikolov (Ed.), Assessing young learners of English: Global and local perspectives (pp. 291-315). Springer.

Butler, Y. G., Peng, X., & Lee, J. (2021). Young learners’ voices: Towards a learner-centered approach to understanding language assessment literacy. Language Testing, 38(3), 429-455. https://doi.org/10.1177/0265532221992274

Coombe, C. (Ed.). (2018). An A to Z of second language assessment: How language teachers understand assessment concepts. British Council.

Egido, A. A., Tonelli, J. R. A., & Costa, P. de. (2023). Rolling out the red carpet: A critique of neoliberal motivations orienting the promotion of public bilingual schools to young learners in Brazil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 23(1), Article e22066. https://doi.org/10.1590/1984-6398202322066

Ellis, G., & Rixon, S. (2019). Assessment for learning with younger learners: Is thinking about their learning a step too far? In D. Prošić-Santovac, & S. Rixon (Eds.), Integrating assessment into early language learning and teaching (pp. 87-104). Multilingual Matters & Channel View Publications. https://doi.org/10.2307/jj.22730723

Ferreira, O. H. S. (2024). Inglês musical: Educação linguística transdisciplinar na infância por meio do gênero canção contemporânea pop [Tese de doutorado, Universidade Estadual de Londrina]. Riuel – Repositório Institucional – UEL. https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18388

Fulcher, G. (2012). Assessment literacy for the language classroom. Language Assessment Quarterly, 9(2), 113-132. http://dx.doi.org/10.1080/15434303.2011.642041

Galvão, A. S. M., & Kawachi-Furlan, C. J. (2023). Curricular strategies of public universities that focus on teaching English in early childhood education. Calidoscópio, 21(3), 461-477. https://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/25468

Galvão, A. S. M., & Merlo, M. C. R. (2024). Caminhos possíveis da formação docente para a educação linguística com crianças: O que sugerem as universidades? Revista Letras, 110(1), 47-65. https://doi.org/10.5380/rel.v110i1.93311

Garton, S., & Copland, F. (2019). The Routledge handbook of teaching English to young learners. Routledge.

Giraldo, F. (2018). Language assessment literacy: Implications for language teachers. Profile: Issues in Teachers’ Professional Development, 20(1), 179-195. https://doi.org/10.15446/profile.v20n1.62089

Inbar-Lourie, O. (2017). Language assessment literacy. In E. Shohamy, I. G. Or, & S. May (Eds.), Language testing and assessment (3rd ed., pp. 257-270). Springer. https://doi.org/10.1007/978-3319-02261-1_19

Jamrus, M. H. M., & Razali, A. B. (2019). Using self-assessment as a tool for English language learning. English Language Teaching, 12(11), 64-73. https://doi.org/10.5539/elt.v12n11p64

Lazaraton, A. (1995). Qualitative research in applied linguistics: A progress report. TESOL Quarterly, 29(3), 455-472. https://doi.org/10.2307/3588071

Lima, A. P., & Souza, S. de, Neto. (2019). A formação em serviço e o desenvolvimento profissional de professores de inglês para crianças. Revista Percursos Linguísticos, 9(23), 130-147. https://periodicos.ufes.br/percursos/article/view/27929

López-Gopar, M. E. (2016). Decolonizing primary English language teaching. Multilingual Matters.

Malta, L. S. (2019). Além do que se vê: Educação crítica e letramentos, formação de professores e prática docente no ensino de inglês com crianças de 2 a 5 anos [Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Espírito Santo]. Repositório UFES. https://repositorio.ufes.br/items/a64a199e5cce-4361-ae30-f760d56165cb

McKay, P. (2006). Assessing young language learners. Cambridge University Press.

Moraes, I. T., & Batista, E. G. (2020). Letramento em avaliação para professores de línguas estrangeiras para crianças: Orientações teórico-práticas. Horizontes de Linguística Aplicada, 19(2), 15-42. https://doi.org/10.26512/rhla.v19i2.26804

Pill, J., & Harding, L. (2013). Defining the language assessment literacy gap: Evidence from a parliamentary inquiry. Language Testing, 30(3), 381-402. https://doi.org/10.1177/0265532213480337

Quevedo-Camargo, G., & Tonelli, J. R. A. (2024). Inglês e avaliação no ensino fundamental I: Propostas para o PNE 2025-2035. Estudos em Avaliação Educacional, 35, Artigo e10547. https://doi.org/10.18222/eae.v35.10547

Richards, K. (2009). Trends in qualitative research in language teaching since 2000. Language Teaching, 42(2), 147-180. https://doi.org/10.1017/S0261444808005612

Rocha, C. H. (2006). Provisões para ensinar LE no ensino fundamental de 1a a 4a séries: Dos parâmetros oficiais e objetivos dos agentes [Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas]. Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/366378

Santos, L. I. S. (2009). Língua inglesa em anos iniciais do ensino fundamental: Fazer pedagógico e formação docente [Tese de doutorado, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”]. Repositório Institucional Unesp. http://hdl.handle.net/11449/103520

Scaramucci, M. V. R. (2006). O professor avaliador: Sobre a importância da avaliação na formação do professor de língua estrangeira. In L. Rottava, & S. S. dos Santos (Orgs.), Ensino e aprendizagem de línguas: Língua estrangeira (Coleção Linguagens, pp. 49-64). Unijuí.

Scaramucci, M. V. R. (2016). Letramento em avaliação (em contexto de línguas): Contribuições para a linguística aplicada, educação e sociedade. In C. M. Jordão (Org.), A linguística aplicada no Brasil: Rumos e passagens (pp. 141-165). Pontes.

Seccato, M. G., Tonelli, J. R. A., & Selbach, H. V. (2022). A panorama of the teaching of additional languages to children in Brazil. Revista Letra Magna, 18(29), 34-46. https://doi.org/10.47734/lm.v18i29.2051

Shaaban, K. (2001). Assessment of young learners. Forum, 39(4), 16-25.

Stiggins, R. J. (1991). Assessment Literacy. The Phi Delta Kappan, 72(7), 534-539. http://www.jstor.org/stable/20404455

Sukmiarni, A. (2015). Self-assessment among young learners of English. Indonesian EFL Journal: Journal of ELT, Linguistics, and Literature, 1(2), 101-118. https://ejournal.uluwiyah.ac.id/index.php/efl/article/view/62

Taylor, L. (2009). Developing assessment literacy. Annual Review of Applied Linguistics, 29, 21-36. https://doi.org/10.1017/S0267190509090035

Taylor, L. (2013). Communicating the theory, practice and principles of language testing to test stakeholders: Some reflections. Language Testing, 30(3), 403-412. https://doi.org/10.1177/0265532213480338

Tonelli, J. R. A. (2023). Do ensino de inglês para crianças à educação linguística em língua inglesa com elas: Reflexões teóricas e redirecionamentos epistemológicos sob vozes múltiplas. Trabalhos em Linguística Aplicada, 62(1), 58-73. https://doi.org/10.1590/010318138670567v6212023

Tonelli, J. R. A., & Avila, P. A. (2020). A inserção de línguas estrangeiras nos anos iniciais de escolarização e a Base Nacional Comum Curricular: Silenciamento inocente ou omissão proposital? Revista X, 15(5), 243-266. https://doi.org/10.5380/rvx.v15i5.73340

Tonelli, J. R. A., & Bueno, B. A. G. (2020). A autoavaliação como instrumento para o ensino- -avaliação-aprendizagem de língua inglesa para crianças. Revelli – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 12, Artigo e-202030. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/10177

Tonelli, J. R. A., Ferreira, O. H. S., & Belo-Cordeiro, A. E. (2017). Remendo novo em vestido velho: Uma reflexão sobre os cursos de Letras-Inglês. Revelli – Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 9(1), 124-141. https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/5666

Tonelli, J. R. A., & Quevedo-Camargo, G. (2018). Teaching EFL to children: Reflections on (future) teachers’ language assessment literacy. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, 17(1), 63-91. https://doi.org/10.26512/rhla.v17i1.9209

Tonelli, J. R. A., & Quevedo-Camargo, G. (2019). Saberes necessários ao professor para avaliar a aprendizagem de crianças na sala de aula de línguas estrangeiras. Fólio – Revista de Letras, 11(1), 583-607. https://doi.org/10.22481/folio.v11i1.5134

Yan, Z., & Brown, G. T. L. (2017). A cyclical self-assessment process: Towards a model of how students engage in self-assessment. Assessment & Evaluation in Higher Education, 42(8), 1247-1262. https://doi.org/10.1080/02602938.2016.1260091

Yan, Z., Brown, G. T. L., Lee, J. C.-K., & Qiu, X.-L. (2020). Student self-assessment: Why do they do it? Educational Psychology, 40(4), 509-532. https://doi.org/10.1080/01443410.2019.1672038

Yan, Z., & Carless, D. (2022). Self-assessment is about more than self: The enabling role of feedback literacy. Assessment & Evaluation in Higher Education, 47(7), 1116-1128. https://doi.org/10.1080/02602938.2021.2001431

Publicado

03-10-2025

Como Citar

Tonelli, J. R. A., & Balbino, T. R. T. (2025). Desenvolvendo o letramento de professores de inglês em (auto)avaliação com crianças. Estudos Em Avaliação Educacional, 36, e11480. https://doi.org/10.18222/eae.v36.11480

Edição

Seção

Práticas de Avaliação de Línguas Adicionais