Nivelando por baixo: Pandemia e queda de aprendizado no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.18222/eae.v35.10525Palavras-chave:
Desempenho Escolar, Educação Básica, Pandemia de Covid-19, Nível SocioeconômicoResumo
Este trabalho discute o efeito da pandemia na perda de aprendizado nos anos iniciais do ensino fundamental em âmbito nacional, bem como o efeito dos recursos mobilizados pelas escolas como reação ao contexto. Utilizou-se um painel de resultados médios escolares no Sistema de Avaliação da Educação Básica, acrescido de dados do Censo da Educação Básica e outros indicadores educacionais. Os resultados indicam que a pandemia impactou sobretudo escolas de alto desempenho prévio à pandemia – motivo pelo qual o sistema educacional teria sido “nivelado por baixo” – e, em especial, aquelas com menor capacidade institucional de resposta à pandemia e que recebem um alunado mais pobre. Quanto aos recursos, os resultados sugerem que tiveram baixa significância prática na minimização da queda.
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