Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem

Autores

  • Elizabeth Belfort da Silva Moren
  • Maria Manuela Martins Soares David
  • Maria da Penha Lopes Machado

Palavras-chave:

Matemática, Análise de Erros, Ensino-Aprendizagem, Ensino de 1º Grau

Resumo

No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Belfort da Silva Moren

Maria Manuela Martins Soares David

Maria da Penha Lopes Machado

Downloads

Publicado

30-08-1992

Como Citar

Moren, E. B. da S., David, M. M. M. S., & Machado, M. da P. L. (1992). Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Cadernos De Pesquisa, (83), 43–51. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969

Edição

Seção

Artigos