Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem

Autores/as

  • Elizabeth Belfort da Silva Moren
  • Maria Manuela Martins Soares David
  • Maria da Penha Lopes Machado

Palabras clave:

Matemática, Análise de Erros, Ensino-Aprendizagem, Ensino de 1º Grau

Resumen

No cotidiano da sala de aula, o erro é geralmente encarado de forma demasiado limitada, apenas como avaliador do desempenho acadêmico de alunos. Este artigo relata uma pesquisa em que o diagnóstico e análise de erros em Matemática atuam na identificação de níveis de dificuldade da aprendizagem, na avaliação e orientação do processo ensino-aprendizagem. Em torno da operação de subtração, aplicou-se um teste para identificar níveis de dificuldade a alunos de 3ª a 6ª séries de 11 escolas públicas em Belo Horizonte e no Rio de Janeiro. A análise dos erros revela que uma boa compreensão da estrutura de nosso sistema de numeração implica bom desempenho nas contas, mas a recíproca não é verdadeira, permitindo avançar sugestões para o ensino em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Elizabeth Belfort da Silva Moren

Maria Manuela Martins Soares David

Maria da Penha Lopes Machado

Publicado

1992-08-30

Cómo citar

Moren, E. B. da S., David, M. M. M. S., & Machado, M. da P. L. (1992). Diagnóstico e análise de erros em matemática: subsídios para o processo ensino-aprendizagem. Cadernos De Pesquisa, (83), 43–51. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/969

Número

Sección

Artículos