Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal

Autores

  • Mónica Dias Pereira Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Nair Rios Azevedo Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal
  • Ana Teresa Brito Universidade Nova de Lisboa, Lisboa Portugal

Palavras-chave:

Qualidade, Creche, Intersubjetividade, Contextualidade

Resumo

Tomando como ponto de partida a necessidade de se investir na contínua melhoria da qualidade dos ambientes institucionais portugueses para as crianças nos primeiros anos de vida, apresentamos os resultados de um estudo de caso múltiplo, realizado em duas creches com características distintas. O objetivo foi compreender a perspetiva das famílias e profissionais sobre a qualidade nas creches. A análise dos dados foi realizada a partir das dimensões conceptuais identificadas: organizacional, ambiental e relacional. A partir dessas dimensões evidenciamos lacunas nos processos de escuta e de interação entre profissionais e famílias, considerados fundamentais para a dinâmica da intersubjectividade que uma construção partilhada de significado sobre a qualidade em creche implica.

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Biografia do Autor

Mónica Dias Pereira, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

Educadora de infância doutorada em Ciências da Educação com especialização em Psicologia e Educação.

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Publicado

21-03-2018

Como Citar

Pereira, M. D., Azevedo, N. R., & Brito, A. T. (2018). Qualidade na creche: um estudo de caso múltiplo em Portugal. Cadernos De Pesquisa, 48(167), 330–355. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/4660

Edição

Seção

Artigos