Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa

Autores

  • Flávia Inês Schilling Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil
  • Carla Biancha Angelucci Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Violência, Escolas, Justiça, Direitos Humanos

Resumo

Este trabalho parte da revisão das teorias que abordam o lugar social da escola,destacadamente quanto aos seus objetivos e enfrentamento das situações de conflito em seu interior. São discutidos resultados de pesquisa realizada com estudantes de ensino médio, educação de jovens e adultos e ensino superior e professores da rede pública estadual paulista de educação, a respeito das percepções sobre o justo e o injusto na escola. Propõem-se algumas articulações entre conflitos vividos na escola e produção de condições indignas de humanização. A experiência do justo estaria relacionada ao reconhecimento social das condições em que a vida se produz. A narrativa deixa de ter em seu centro a violência, como ente abstrato, que se objetiva em corpos patológicos, para ser compreendida como cena pública, objetivada em um contexto social reificante e vivida por sujeitos que, direta ou indiretamente, têm sua dignidade aviltada.

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Biografia do Autor

Flávia Inês Schilling, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

Coordenadora do Departamento de Filosofia da
Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação - EDF Faculdade de Educação - FE da Universidade de São Paulo - USP. Docente da área de Sociologia da Educação.

Carla Biancha Angelucci, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FE/USP –, São Paulo, São Paulo, Brasil

psicóloga, professora do Departamento de Filosofia da
Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação - EDF Faculdade de Educação - FE da Universidade de São Paulo - USP. Docente das áreas de Educação Especial e Sociologia da Educação. Doutora em Psicologia Social e Mestra em Psicologia Escolar.

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Publicado

14-10-2016

Como Citar

Schilling, F. I., & Angelucci, C. B. (2016). Conflitos, violências, injustiças na escola? Caminhos possíveis para uma escola justa. Cadernos De Pesquisa, 46(161), 694–715. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3675

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