Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores

Autores

  • David dos Santos Calheiros Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil
  • Enicéia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação de Professores, Ensino a Distância, Tecnologia Assistiva

Resumo

O objetivo do estudo consistiu em avaliar um serviço de consultoria colaborativa – SCC – a distância em Tecnologia Assistiva – TA – para professores, utilizando abordagem qualitativa do tipo exploratório. As participantes foram seis professoras de alunos com paralisia cerebral – PC – e três consultoras em TA. Um ambiente virtual de aprendizagem foi construído para prestar consultoria e coletar os dados obtidos na forma de respostas a questionários para consultores e professores. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo. As evidências indicam que o SCC revelou-se benéfico para a atuação das consultoras e professoras, bem como para os estudantes com PC. A contribuição dessa investigação consiste em indicar mais uma possibilidade de serviço de apoio à escola inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David dos Santos Calheiros, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil

Terapeuta Ocupacional, formado pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL, e Professor de Educação Física, graduado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Possui Mestrado e Doutorado (em andamento) na área de Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. Tem atuado nas áreas de formação de recursos humanos e ensino em Educação Especial, Tecnologia Assistiva aplicada ao contexto educacional e Consultoria Colaborativa Escolar.

Enicéia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Professora Adjunta Da Universidade Federal De São Carlos – Ufscar –, São Carlos, São Paulo, Brasil

Referências

ALPINO, Ângela. Consultoria colaborativa escolar do fisioterapeuta: acessibilidade e participação do aluno com paralisia cerebral em questão.2008. 191f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2008.

ASSIS, Caroline. Formação de terapeutas ocupacionais em consultoria colaborativa na escola: avaliação de um programa online. 2013. 169 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2013.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de formação continuada de professores na educação especial - modalidade à distância. Brasília: MEC, 2009.

BRASIL. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 dez. 2012. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf>. Acesso em: 23 jun. 2014.

BRITO, Mário. Tecnologias para a EAD via internet. In: ALVES, Lynn; NOVA, Cristiane. (Org.). Educação & tecnologias: trilhando caminhos. Salvador: Uneb, 2003. p. 61-87.

CORREIA, Daniela. A percepção dos docentes da educação regular e da educação especial sobre a sua prática colaborativa inclusiva na educação pré-escolar e no ensino básico. 2013. 199f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Escola Superior de Educação João de Deus, Lisboa, 2013.

DELLA BARBA, Patrícia et al. Necessidades de familiares de crianças com necessidades educacionais especiais em relação ao seu processo de inclusão escolar. Revista Digital, Buenos Aires, v. 17, n. 177, p. 1-5, 2013.

DOUNIS, Alessandra. Atividade docente e inclusão: as mediações produzidas pela consultoria colaborativa. 2013. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

FUMES, Neiza et al. A formação continuada de professores de salas de recursos multifuncionais do município de Maceió/AL. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 14, n. 35, p. 71-87, 2014.

GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HACK, Josias. Introdução à educação à distância. Florianópolis: LLV/CCE/UFSC, 2011.

HUMMEL, Eromi. Formação de professores das salas de recursos multifuncionais para o uso da tecnologia assistiva. 2012. 231f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012.

IDOL, Lorna; NEVIN, Ann; PAOLUCCI-WHITCOMB, Phyllis. Collaborative consultation. 3. ed. Austin, Texas: Pro- ED, 2000.

KAMPWIRTH, Thomas. Collaborative consultation in the schools: effective practices for students with learning and behavior problems. New Jersey: Merril Prentice Hall, 2003.

LEMOS, André; CARDOSO, Claudio; PALACIOS, Marcos. Revisitando o projeto Sala de Aula no século XXI. In: ARAÚJO, Bohumila; FREITAS, Katia (Org.). Educação a distância no contexto brasileiro: algumas experiências da UFBA. Salvador: ISP/UFBA, 2005. p. 9-29.

LOURENÇO, Gerusa. Avaliação de um programa de formação sobre recursos de alta- tecnologia assistiva e escolarização. 2012. 258f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.

MANZINI, Eduardo. Formação de professores e tecnologia assistiva. In: CAIADO, Katia; JESUS, Denise; BAPTISTA, Claudio (Org.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. v. 2, p. 45-63.

MENDES, Enicéia. Alta TA & inclusão: viabilizando o uso de recursos de alta tecnologia assistiva na escolarização de alunos com disfunções motoras. Brasília, 2008. Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq.

MENDES, Enicéia. Observatório Nacional de Educação Especial: estudo em rede nacional sobre as salas de recursos multifuncionais nas escolas comuns. Brasília, 2010. Projeto de Pesquisa – Observatório da Educação, edital n. 38/2010 Capes/Inep.

MENDES, Enicéia. A formação do professor e a Política Nacional de Educação Especial no Brasil. In: CAIADO, Katia; JESUS, Denise; BAPTISTA, Claudio (Org.). Professores e educação especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. v. 2, p. 131-146.

MENDES, Enicéia; ALMEIDA, Maria; TOYODA, Cristina. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, Curitiba, v. 41, p. 80-93, 2011.

NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, António. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-46.

PENA, Flávia; ROSOLÉM, Fernanda; ALPINO, Ângela. Contribuição da fisioterapia para o bem-estar e a participação de dois alunos com distrofia muscular de Duchenne no ensino regular. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 14, n. 3, p. 447-462, 2008.

PEREIRA, Veronica. Consultoria colaborativa na escola: contribuições da psicologia para inclusão escolar do aluno surdo. 2009. 164 f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2009.

ROCHA, Aila. Recursos e estratégias da tecnologia assistiva a partir do ensino colaborativo entre os profissionais da saúde e da educação. 2013. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2013.

SAMPIERI, Roberto; COLLADO, Carlos; LUCIO, Maria. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

SILVA, Aline. Psicologia e inclusão escolar: novas possibilidades de intervir preventivamente sobre problemas comportamentais. 2010. 258f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

TEIXEIRA, Adriano et al. Como o ciberespaço coloca fim à educação a distância. In: MACHADO, Glaucio (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. p. 182-207.

TOYODA, Cristina et al. O contexto multidisciplinar da prática da terapia ocupacional frente ao paradigma da inclusão escolar. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, São Carlos, v. 15, n. 2, p. 121-130, 2007.

U.S. GOVERNMENT. Public Law 108-364, 25 Oct. 2004. Assistive Technology Act of 2004. 108th Congress. U.S. Government Publishing Office, Washington, DC, 25 Oct. 2004. Disponível em: <http://www.gpo.gov/fdsys/pkg/STATUTE-118/pdf/STATUTE-118-Pg1707.pdf>. Acesso em: 17 jan. 2016.

Downloads

Publicado

15-12-2016

Como Citar

Calheiros, D. dos S., & Mendes, E. G. (2016). Consultoria colaborativa a distância em tecnologia assistiva para professores. Cadernos De Pesquisa, 46(162), 1100–1123. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3562

Edição

Seção

Artigos