Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea

Autores

  • Roberto Rafael Dias da Silva Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS –, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

Cultura, Conhecimentos, Teoria da Educação, Currículos.

Resumo

O artigo examina os estudos contemporâneos sobre a constituição dos currículos escolares, bem como os processos de seleção dos conhecimentos a serem ensinados, buscando ponderar a relevância e a urgência de produzirmos uma reflexão crítica sobre os modos de transmissão cultural mobilizados nas diferentes cenas pedagógicas. Para tanto, inscreve essa problematização no âmbito dos estudos curriculares, indicando as maneiras pelas quais se atribui centralidade ao conceito de conhecimento escolar. Serão revisados três pensadores sociais do século XX: Émile Durkheim, Antonio Gramsci e Hannah Arendt. Em condições teóricas diferenciadas, partindo de pressupostos argumentativos divergentes, os pensadores assinalam a relevância social e política da tarefa da transmissão cultural na escola.

 

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Biografia do Autor

Roberto Rafael Dias da Silva, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul – UCS –, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Publicado

07-04-2016

Como Citar

Silva, R. R. D. da. (2016). Currículo, conhecimento e transmissão cultural: contribuições para uma teorização pedagógica contemporânea. Cadernos De Pesquisa, 46(159), 158–182. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3507

Edição

Seção

Tema em Destaque - Estudos sobre o conhecimento escolar: tendências e perspectivas