O compartilhamento da educação das crianças pequenas nas instituições de educação infantil

Autores

  • Maria Aparecida Guedes Monção Universidade Cidade de São Paulo – Unicid

Palavras-chave:

Educação Infantil, Relações Escola-Família, Cuidados com a Criança

Resumo

Neste artigo discute-se o compartilhamento, entre famílias e educadores, da educação de crianças pequenas nas instituições de educação infantil. A investigação consistiu em uma pesquisa qualitativa, mediante estudo de caso de cunho etnográfico, realizado no período de 2010 e 2011, em um Centro de Educação Infantil – CEI – da rede municipal de São Paulo, que atende crianças de 0 a 4 anos. Os procedimentos metodológicos conjugaram observação participante, análise documental e entrevista semiestruturada com a equipe do CEI e com as famílias.  Os resultados evidenciaram que a relação entre educadores e familiares é permeada por conflitos, e para a efetivação de uma relação de parceria, é preciso promover ações que garantam um diálogo permanente a respeito da educação coletiva das crianças.

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Biografia do Autor

Maria Aparecida Guedes Monção, Universidade Cidade de São Paulo – Unicid

Professora do curso de mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo – Unicid –, São Paulo, São Paulo, Brasil

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Publicado

30-09-2015

Como Citar

Monção, M. A. G. (2015). O compartilhamento da educação das crianças pequenas nas instituições de educação infantil. Cadernos De Pesquisa, 45(157), 652–679. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/3052

Edição

Seção

Artigos