Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG

Autores

  • Talita F. S. Dias Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ludmila V. Lage Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael L. F. Ribeiro Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo H. M. A. Rocha Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Junio G. Rodrigues Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago R. Santos Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Glaura C. Franco Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosangela H. Loschi Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mauro M. Braga Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Raça, Condições Socioeconômicas, Rendimento Escolar, Universidade

Resumo

Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.

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Publicado

30-04-2008

Como Citar

Dias, T. F. S., Lage, L. V., Ribeiro, R. L. F., Rocha, G. H. M. A., Rodrigues, J. G., Santos, T. R., Franco, G. C., Loschi, R. H., & Braga, M. M. (2008). Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG. Cadernos De Pesquisa, 38(133), 127–146. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296

Edição

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