Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG

Auteurs-es

  • Talita F. S. Dias Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ludmila V. Lage Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raphael L. F. Ribeiro Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Gustavo H. M. A. Rocha Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Junio G. Rodrigues Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Thiago R. Santos Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Glaura C. Franco Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Rosangela H. Loschi Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mauro M. Braga Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

Mots-clés :

Raça, Condições Socioeconômicas, Rendimento Escolar, Universidade

Résumé

Esse estudo analisa dados do vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais de 2004, mediante um modelo de regressão não paramétrico, o Classification and Regression Trees. Seu objetivo foi identificar os principais fatores de aprovação e, também, verificar se esses fatores eram os mesmos para os cursos diurnos e noturnos. A resposta a essas questões permitiria verificar se a expansão do turno noturno feita por essa universidade vinha promovendo maior inserção social. Observou-se que, em geral, a conclusão do ensino médio em escolas públicas federais ou particulares, o conhecimento de língua estrangeira e o pertencimento a um grupo socioeconômico alto são fatores fortemente associados à aprovação do candidato. Verificou-se, ainda, que nos cursos noturnos as variáveis socioeconômicas têm maior relevância, enquanto nos cursos diurnos a formação do candidato adquire maior peso. Finalmente, o fator socioeconômico médio tende a ser maior para os candidatos aprovados.

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Publié-e

2008-04-30

Comment citer

Dias, T. F. S., Lage, L. V., Ribeiro, R. L. F., Rocha, G. H. M. A., Rodrigues, J. G., Santos, T. R., Franco, G. C., Loschi, R. H., & Braga, M. M. (2008). Cursos diurnos e noturnos: fatores de aprovação no vestibular da UFMG. Cadernos De Pesquisa, 38(133), 127–146. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/296

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