Tecnologia educacional: concepções e desafios
Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Inovação educacional, InterdisciplinaridadeResumo
O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 1979 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).