Tecnologia educacional: concepções e desafios

Autores/as

  • Vera Maria Ferrão Candau

Palabras clave:

Tecnologia educacional, Inovação educacional, Interdisciplinaridade

Resumen

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os principais conceitos de Tecnologia Educacional e explicitar algumas das questões de fundo relativas à natureza e o papel da Tecnologia Educacional. A introdução aborda duas questões: a das relações entre Tecnologia Educacional e Educação ea relativa ao caráter interdisciplinar da Tecnologia Educacional. Na primeira parte são analisadas as seguintes concepções de Tecnologia Educacional: o conceito centrado no "meio", o conceito centrado no "processo" e aquele que concebe a Tecnologia Educacional como uma "estratégia de inovação". Na segunda parte são assinalados alguns campos de ambigüidade que representam verdadeiros desafios, quer no ponto de vista teórico, quer no ponto de vista da aplicação prática da Tecnologia Educacional. São eles: tecnologia na educação ou tecnologia da educação; tecnologia educacional: novidade ou inovação, mecanização ou humanização; tecnologia educacional: reforçadora da dependência cultural ou elemento potenciador da autonomia cultural; tecnologia educacional: otimização do irrelevante ou busca da relevância. A conclusão assinala as diferentes formas que pode assumir a utilização da Tecnologia Educacional nos países em desenvolvimento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Maria Ferrão Candau

Publicado

1979-03-30

Cómo citar

Candau, V. M. F. (1979). Tecnologia educacional: concepções e desafios. Cadernos De Pesquisa, (28), 61–66. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1696

Número

Sección

Temas em Debate