Grupos de diálogo como metodologia de pesquisa em educação

Autores

Palavras-chave:

Direito à Informação, Comunicação e Educação, Mediação Sociocultural, Participação Democrática

Resumo

Este artigo apresenta a ferramenta teórico-metodológica dos grupos de diálogo e tem como objetivo refletir sobre a urgência de processos comunicativos e educacionais dialógicos que ultrapassem o horizonte da tolerância e promovam práticas transformadoras. Exemplificamos possibilidades e limitações da metodologia e perspectivas de contribuição à construção de agendas de estímulo à participação social e democrática, sobretudo no enfrentamento da desinformação. Essa reflexão é fruto de um processo de revisitação de experiências concretas de aplicação dos grupos de diálogo, no marco de quatro projetos de pesquisa no campo da Educação em Ciências e Saúde, três nacionais e um estadual, realizados entre os anos de 2018 e 2023.

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Biografia do Autor

Tamiris Pereira Rizzo, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Pós-doutoranda no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutora em Educação em Ciências e Saúde.

Elliz Celestrini Mangabeira, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Mestra em Nutrição Humana.

Juliana Dias Rovari Cordeiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professora do Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutora em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia.

Felipe Ribeiro da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Bacharel em Ciências Sociais.

Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), Brasil

Professor Titular no Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Sociologia.

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Publicado

01-08-2024

Como Citar

Rizzo, T. P., Mangabeira, E. C., Cordeiro, J. D. R., Silva, F. R. da, & Fonseca, A. B. C. da. (2024). Grupos de diálogo como metodologia de pesquisa em educação. Cadernos De Pesquisa, 54, e10476. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10476

Edição

Seção

Artigos