Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense
Palavras-chave:
Escolas, Paraná, Formação de Professores, Pobreza, Migração, Zona RuralResumo
O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Cadernos de Pesquisa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).