Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense

Autores/as

  • Lilian M.P. de Carvalho Ramos

Palabras clave:

Escolas, Paraná, Formação de Professores, Pobreza, Migração, Zona Rural

Resumen

O artigo faz um balanço da implantação, no Paraná, de programas federais de apoio aos municípios para melhoria do sistema escolar em zonas rurais. As chamadas Escolas Rurais Consolidadas reúnem várias escolas isoladas e multisseriadas numa maior, central, com ônibus para os alunos. Foram implantadas, desde 1977 até 1986, em 15% dos municípios do estado, com resultados ambíguos: ampliação da escolarização para oito anos, melhoria da formação dos professores, menor absenteísmo de alunos; mas seus custos operacionais são elevados, assim como a rotatividade dos professores, e os índices de reprovação mantiveram-se praticamente inalterados. Entretanto, programas como esses têm necessariamente alcance limitado e tendem a ser desvirtuados face à permanência de fatores extra-escolares como a pobreza, a migração rural, o clientelismo político e a ausência de diretrizes sócio-políticas estáveis.

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Biografía del autor/a

Lilian M.P. de Carvalho Ramos

Publicado

1991-05-31

Cómo citar

Ramos, L. M. de C. (1991). Escolas rurais consolidadas: a experiência paranaense. Cadernos De Pesquisa, (77), 19–23. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1038

Número

Sección

Artículos