Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão

Autores

Palavras-chave:

Acesso, Acessibilidade, Inclusão, Design Universal

Resumo

O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.

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Biografia do Autor

Marcos Cezar de Freitas, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Guarulhos (SP), Brasil

Professor Associado Livre-Docente do Departamento de Educação da Escola d Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

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Publicado

12-06-2023

Como Citar

Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos De Pesquisa, 53, e10084. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084

Edição

Seção

Educação Básica, Cultura, Currículo