Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital

Autores

  • Marcos Antonio Alves Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3702-4981
  • Júlia Cavasin Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3026-8860

Palavras-chave:

Internet, Inclusão Digital, Tecnologia, Inovação

Resumo

A pesquisa em tela teve como objetivo compreender os fundamentos teóricos que orientam o Programa de Inovação Educação Conectada. Tendo como método de pesquisa o materialismo histórico-dialético, foi realizada uma análise documental nos documentos oficiais disponíveis no site do Programa. Os dados deste estudo nos possibilitam compreender que os fundamentos teóricos presentes no Programa corroboram a perspectiva neoliberal para a educação. Em função disso, as lógicas determinista e instrumental são as preponderantes na fundamentação do Programa e no modo como busca estabelecer as relações entre as tecnologias e a educação. Além disso, esse mesmo Programa, sob a égide da inovação, abre caminho para ampliar as possibilidades de parcerias público-privadas.

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Biografia do Autor

Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e matemática (PPGECM) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES no PPGECM. É integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPENCI).

Júlia Cavasin Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM -UFG) com bolsa CAPES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2017). É integrante do grupo de estudo e pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). Tem interesse pela área de Educação e Tecnologias, formação de professores, EaD e finalidades educativas.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Docente da Universidade Federal de Goiás. Professora no Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC/ICB), no PPG em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) e no PPG em Educação (PPGE/UFG). Líder do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED).

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Publicado

14-05-2024

Como Citar

Alves Filho, M. A., Oliveira, J. C., & Echalar, A. D. L. F. (2024). Programa de Inovação Educação Conectada: Política de ampliação do capital. Cadernos De Pesquisa, 54, e10079. Recuperado de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079

Edição

Seção

Artigos