Programa de Inovação Educação Conectada: Capital increase policy

Authors

  • Marcos Antonio Alves Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3702-4981
  • Júlia Cavasin Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3026-8860

Keywords:

Internet, Digital Inclusion, Technology, Innovation

Abstract

The present research aimed to understand the theoretical foundations that guide the Programa de Inovação Educação Conectada [Connected Education Innovation Program]. Using the historical-dialectical materialism as the research method, a documentary analysis was carried out in the official documents available on the Program’s website. The data from this study allow us to understand that the theoretical foundations of the Program corroborate the neoliberal perspective for education. As a result, the deterministic and instrumental logics are preponderant in the Program’s foundation and in the way it seeks to establish the relations between technologies and education. In addition, this same program, under the aegis of innovation, opens the way to expand the possibilities of public-private partnerships.

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Author Biographies

Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e matemática (PPGECM) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES no PPGECM. É integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPENCI).

Júlia Cavasin Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM -UFG) com bolsa CAPES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2017). É integrante do grupo de estudo e pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). Tem interesse pela área de Educação e Tecnologias, formação de professores, EaD e finalidades educativas.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Docente da Universidade Federal de Goiás. Professora no Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC/ICB), no PPG em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) e no PPG em Educação (PPGE/UFG). Líder do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED).

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Published

2024-05-14

How to Cite

Alves Filho, M. A., Oliveira, J. C., & Echalar, A. D. L. F. (2024). Programa de Inovação Educação Conectada: Capital increase policy. Cadernos De Pesquisa, 54, e10079. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079

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