Programa de Inovação Educação Conectada: Politique d’augmentation de capital

Auteurs-es

  • Marcos Antonio Alves Filho Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3702-4981
  • Júlia Cavasin Oliveira Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil
  • Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil https://orcid.org/0000-0003-3026-8860

Mots-clés :

Internet, Inclusion Numérique, Technologie, Innovation

Résumé

Cette recherche visait à comprendre les fondements théoriques qui guident le Programa de Inovação Educação Conectada [Programme d’Innovation Éducation Connectée]. Le matérialisme historico-dialectique a été employé comme méthode de recherche, une analyse documentaire a été menée sur les documents officiels disponibles sur le site web du programme. Les données de cette étude nous permettent de comprendre que les fondements théoriques présents dans le programme corroborent la perspective néolibérale de l’éducation. Par conséquent, les logiques déterministe et instrumentale sont prédominantes dans la logique du programme et dans la manière dont il cherche à établir la relation entre les technologies et l’éducation. En outre, ce même programme, sous l’égide de l’innovation, ouvre la voie à l’élargissement des possibilités de partenariats public-privé.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcos Antonio Alves Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestre pelo Programa de Pós-graduação de Educação em Ciências e matemática (PPGECM) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciado em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG). Bolsista CAPES no PPGECM. É integrante do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino de Ciências (LAPENCI).

Júlia Cavasin Oliveira, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás (PPGECM -UFG) com bolsa CAPES. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Goiás (2017). É integrante do grupo de estudo e pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). Tem interesse pela área de Educação e Tecnologias, formação de professores, EaD e finalidades educativas.

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia (GO), Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Docente da Universidade Federal de Goiás. Professora no Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC/ICB), no PPG em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UFG) e no PPG em Educação (PPGE/UFG). Líder do grupo de pesquisa Kadjót (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação), membro do Fórum de Licenciatura da UFG e do Centro de Estudos e Pesquisas em Didática (CEPED).

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Publié-e

2024-05-14

Comment citer

Alves Filho, M. A., Oliveira, J. C., & Echalar, A. D. L. F. (2024). Programa de Inovação Educação Conectada: Politique d’augmentation de capital. Cadernos De Pesquisa, 54, e10079. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10079

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