Acerca da instrumentação prática do construtivismo: a (anti) pedagogia Piagetiana, ciência ou arte?.
Mots-clés :
Psicologia Genética, Piaget, Processo Cognitivo, ConsciênciaRésumé
As diversas tentativas de aplicação pedagógica das teses psicogenéticas em geral pressupõem em geral logicamente que estas possam imbuir o educador de um poder de controle sobre a dinâmica da aprendizagem, o que acabaria tornando metódico e científico o fazer pedagógico. À luz dos estudos genebrinos, é precisamente isso que parece inviável de ser sustentado, para além das diferentes e pertinentes críticas que tais tentativas tenham recebido. A possibilidade de controlar a aprendizagem pressupõe, por um lado, que a dinâmica do aprender seria suscetível de padronização e, por outro, que o sujeito que aprende é centrado sobre sua consciência. Essas duas pressuposições colidem com teses piagetianas centrais. Este artigo tenta demonstrar, em particular, como os estudos sobre a problemática da tomada de consciência impugnam radicalmente toda ilusão de controle.Téléchargements
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© Cadernos de Pesquisa 2013
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