Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria

Auteurs-es

  • Silvia M. Gasparian Colello

Mots-clés :

Desenvolvimento Motor da Criança, Construtivismo

Résumé

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Silvia M. Gasparian Colello

Téléchargements

Publié-e

1993-11-30

Comment citer

Colello, S. M. G. (1993). Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cadernos De Pesquisa, (87), 58–61. Consulté à l’adresse https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927

Numéro

Rubrique

Articles