Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria

Authors

  • Silvia M. Gasparian Colello

Keywords:

Desenvolvimento Motor da Criança, Construtivismo

Abstract

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Silvia M. Gasparian Colello

Published

1993-11-30

How to Cite

Colello, S. M. G. (1993). Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cadernos De Pesquisa, (87), 58–61. Retrieved from https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927

Issue

Section

Articles