Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria

Autores/as

  • Silvia M. Gasparian Colello

Palabras clave:

Desenvolvimento Motor da Criança, Construtivismo

Resumen

A partir da constatação do plano secundário que a atividade física ocupa nas escolas tradicionais, o artigo pretende resgatar o significado do fazer corporal no desenvolvimento infantil. Se ao lado do treinamento motor, o movimento humano for considerado como uma forma de linguagem, de manifestação afetiva e cognitiva, torna-se possível reintegrar o corpo no processo de aprendizagem e, particularmente, na apropriação da língua escrita. Mais do que garantir a sua dimensão figurativa (registro legível dos caracteres gráficos), a vivência motora assegura a formação do interlocutor, que é indispensável na expressão da escrita.

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Biografía del autor/a

Silvia M. Gasparian Colello

Publicado

1993-11-30

Cómo citar

Colello, S. M. G. (1993). Alfabetização e motricidade: revendo essa antiga parceria. Cadernos De Pesquisa, (87), 58–61. Recuperado a partir de https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/927

Número

Sección

Artículos