Sobre as raízes do pensamento e da linguagem: Vygotsky e Piaget
Mots-clés :
Internalizarão da Linguagem, Interiorização das Ações, Generalização Perceptiva, Generalização OperatóriaRésumé
Neste trabalho são analisadas as pesquisas e idéias de Vygotsky e Piaget sobre a psicogênese do pensamento e da linguagem. Tal análise é feita a partir de um enfoque ao mesmo tempo epistemológico e genético. Os eixos da análise são: 1) as raízes do significado das primeiras palavras; 2) o papel da linguagem na formação das estruturas cognitivas; 3) os mecanismos figurativos e operativos na formação do pensamento conceitual. Os resultados do nosso estudo mostram que as diferenças teóricas entre esses autores não (ou não apenas) têm como base uma maior ou menor importância outorgada ao ambiente social, mas, principalmente, concepções epistemológicas diferentes e subjacentes à explicação dos processos e dos mecanismos psicológicos de formação dos instrumentos cognitivos.Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Pesquisa 2013
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).